segunda-feira, 23 de março de 2015

Crônicas, uma paixão! Carinho especial pela autora Martha Medeiros



Tenho uma paixão por crônicas, são leves, curtas por isso não cansam.

Quando você menos vê, acabou o livro. Que pena! :(

Apesar de gostar de vários cronistas, tenho um carinho pelas que são escritas por Martha Medeiros.

Talvez por ser mulher e contar coisas que acontecem no nosso dia a dia.

Comecei com o livro Feliz por Nada.






Nesta coletânea de mais de oitenta crônicas, Marha Medeiros aborda temas muito diversos e ao mesmo tempo muito identificados com o leitor. A autora tem o dom de aproximar assuntos por vezes fugidios - como é o próprio cotidiano - de questões universais, como o amor, a família e a amizade, e criar lugares de reconhecimento para o  leitor, como ao falar de Deus, dos romances antigos e novos, da mulher, de escritores cineastas que são imortais, de se perder e se reencontras, do que a vida oferece e muitas vezes se deixa passar.


Depois, A Graça da Coisa.

Passar pela vida à toa é um desperdício imperdoável.

Que o mundo está uma doidice sem tamanho não é preciso dizer. Que estamos cada vez trabalhando mais, ficando mais tempo no celular e no trânsito, nem se fala. Como sobreviver em meio a este caos?
A grande questão é desapegar daquilo que é desnecessário, que nos faz mal, que nos atrasa, e enxergar a graça da coisa - sendo a "coisa", no caso a própria vida.





O que falar então de Um lugar na Janela?






Neste livro nada é inventado, ela relata tudo o que aconteceu de verdade  em suas viagens, as boas, as ruins.
Com o mesmo estilo pessoal das crônicas, Martha Medeiros transmite aquilo que de melhor se leva de uma viagem: as recordações. É como deixar-se perder num lugar novo - pode ser uma mochilagem pela Europa, uma aventura em Machu Picchu, uma temporada no Chile, poucos dias no Japão - para depois se reencontrar consigo mesma.
Um lugar na janela é um convite para deixar de lado a comunidade do sofá, as defesas e embarcar para diversos lugares.


Tem também Doidas e Santas...





Doidas e Santas reúne cem crônicas que falam direto ao coração de suas leitoras. Nelas Martha expõe os anseios de sua geração e de sua época, tornando-se uma das vozes mais importantes entre as recentemente surgidas no cenário nacional. As alegrias, as desilusões, os dramas e as delícias da vida adulta, as neuras da vida urbana, o prazer que se esconde no dia a dia, o poder transformador do afeto, os mistérios da maternidade, enfim, o cotidiano de cada um de nós tornou-se o principal tema da autora.

Já li também: Fora de mim, Montanha Russa, Trem Bala e Crônicas do Cotidiano.


Para quem gosta de crônicas, é um prato cheio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário