segunda-feira, 16 de março de 2015

Perspicácia





Não há personagem de ficção mais renomado por sua forma de raciocinar e observação do que Sherlock Holmes. Mas será que seu extraordinário intelecto não passa de um dom fictício? Ou podemos também nós, aprender a cultivar essas habilidades e usá-las para aprimorar nossa vida pessoal e profissional?
Segundo a psicóloga e jornalista Maria Konnikova, sim podemos.
No livro Perspicácia, ela nos mostra como, começando pelo "sótão do cérebro"(metáfora empregada por Sherlock Holmes para explicar como armazenamos e organizamos conhecimentos). Ela nos mostra as estratégias mentais que promovem maior clareza de pensamento e agudeza de ideias. Com base nas neurociências e na psicologia do século XXI.
Este livro explora os métodos típicos de Holmes - a presença sempre atenta, a observação astuta, a dedução lógica - com a mostra como cada um de nós, com uma dose de autoconsciência e alguma prática, pode lançar mão dessas mesmas técnicas para aguçar as percepções, solucionar problemas difíceis e incrementar a capacidade criativa.
Tanto para fãs de Sherlock Holmes quanto para leitores casuais, Maria Konnikova revela como o  detetive de olhar mais penetrante do mundo pode ser um modelo inigualável para aperfeiçoarmos nossa mente. Uma fascinante aula de psicologia e, ao mesmo tempo, uma incursão pelos casos mais interessantes de Holmes. Perspicácia é uma verdadeira aula sobre como nos tornarmos exímios na arte de pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário